terça-feira, 12 de abril de 2011

Linguagem Verbal e Linguagem Não-verbal

O que é Linguagem?

Meio pelo qual expressamos nossos pensamentos. Tais como idéias, opiniões, sentimentos ou intenções. A linguagem está diretamente relacionada com a comunicação, que é definida como a transmissão de informações entre um emissor e um receptor.
A linguagem é manifestada através de códigos, tais como: sinais luminosos, sonoros, gestuais etc. O código utilizado durante uma comunicação é fundamental para o entendimento dos indivíduos envolvidos, pois é necessário que seja do conhecimento de ambos (emissor e receptor) para que haja a interação e compreensão entre eles.
Em suma a linguagem deve ser entendida como:
* Expressão do pensamento;
* Instrumento e meio de comunicação; e
* Forma ou processo de interação.


Tipos de Linguagem

A linguagem não é apenas falada ou escrita, ela é dividida entre linguagem verbal, linguagem não-verbal e linguagem verbal e não-verbal. Segundo estudos da década de 50 realizados por Albert Mehrabian, pioneiro da pesquisa da linguagem corporal, cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom de voz, inflexão e outros sons) e 55% é não-verbal. Daí podemos perceber a importância da linguagem não-verbal como meio de comunicação.
No vídeo a seguir temos um exemplo de comunicação não-verbal. Segundo Rousseau, em sua obra Ensaio Sobre a Origem das Línguas, a comunicação do homem antes da criação das línguas humanas teria se iniciado assim, sem o uso da linguagem verbal, apenas com gestos e a entonação da voz:


As crianças mantém uma interação entre si, se divertem e fazem graça uma para outra, mesmo não podendo fazer uso de uma linguagem verbal, segundo a pesquisa de Albert Mehrabian, elas ainda se valeram de 93% de comunicação. E pelo que podemos perceber, a comunicação verbal parece não ter feito falta mesmo.


Linguagem Verbal












Faz uso das palavras durante uma comunicação, ela é plenamente consciente e proposital. Pode ser escrita ou oral. A linguagem oral é aquela em que o interlocutor está frente a frente, ao telefone, rádio, ou outros meios de comunicação auditiva. A linguagem verbal é exemplificada quando estamos lendo um livro, dialogamos com alguém pela internet com o uso exclusivo de palavras, quando estamos conversando ao telefone ou quando lemos ou escrevemos uma carta, bilhete, poesia, sms, e-mail, num blog, diário, agenda, twitter, Orkut ou quando estamos fazendo uma pesquisa na internet ou demais fontes de informação.
EXEMPLOS:

Linguagem Não-verbal


O próprio nome é auto-explicativo, esta linguagem é uma maneira de manifestar o pensamento através de uma comunicação não verbalizada. Não se utiliza palavras. A linguagem não-verbal pode ser manifestada consciente ou inconscientemente. Ela é comunicada através de símbolos, gestos, sinais luminosos, visuais ou sonoros, postura corporal, expressões faciais. A linguagem não verbal pode ser exemplificada em casos de semáforos, sirenes de ambulâncias, viaturas da polícia, carros de bombeiro, placas de trânsito, filmes mudos, algumas charges, desenhos animados, obras de arte e até músicas instrumentais.

No vídeo a seguir, passo a palavra para o Seu Madruga, que dá uma excelente aula de linguagem não-verbal: 


Linguagem Verbal e Não-verbal


Quando há recursos verbais e não-verbais no uso da comunicação, como acontecem nas charges, filmes, anúncios publicitários em outdoors, televisão e outros meios de comunicação audiovisuais ou apenas visuais, assim como em conversas cara-a-cara ou por webcam, discursos e shows de palco e teatro. A linguagem verbal e não-verbal é a mais utilizada, pois explora o maior potencial na comunicação entre as pessoas, que além das palavras que utilizam em conversas, pode valer-se de gestos, expressões faciais, exemplos visuais, tom da voz e toda uma gama de recursos que vão muito além das palavras para complementar o que se diz. Este tipo de linguagem é largamente utilizado por políticos em discursos e em propagandas ou quaisquer outros meios de comunicação com o intuito de manipular ou convencer alguém para aceitar suas idéias.






(ENEM – 2009) A música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.

          FIGURA 1                                        FIGURA 2
 

               FIGURA 3                                      FIGURA 4
 
  
Figura 1 - http://images.quebarato.com.br/photos/big/2/D/15A12D_2.jpg.
Figura 2 - http://ourinhos.prefeituramunicipal.net/dados/fotos/2009/07/07/normal.
Figura 3 - http://www.edmontonculturalcapital.com/gallery/edjazzfestival/JazzQuartet.jpg.
Figura 4 - http://www.filmica.com/jacintaescudos/archivos/Led-Zeppelin.jpg.

Das figuras que apresentam grupos musicais em ação, pode-se concluir que o(os) grupo(s) mostrado(s) na(s) figura(s)
a) 1 executa um gênero característico da música brasileira, conhecido como chorinho.
b) 2 executa um gênero característico da música clássica, cujo compositor mais conhecido é Tom Jobim.
c) 3 executa um gênero característico da música europeia, que tem como representantes Beethoven e Mozart.
d) 4 executa um tipo de música caracterizada pelos instrumentos acústicos, cuja intensidade e nível de ruído permanecem na faixa dos 30 aos 40 decibéis.
e) 1 a 4 apresentam um produto final bastante semelhante, uma vez que as possibilidades de combinações sonoras ao longo do tempo são limitadas.

RESPOSTA: a

COMENTÁRIO:
Alternativa "a": Wikipedia fornece um rico artigo com informações valiosas sobre o chorinho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Choro Mas e se o candidato não conhece esse ritmo? Então acertemos a questão pela eliminação das próximas alternativas.

Alternativa "b": Agora é de suma importância que se saiba que Tom Jobim é um dos fundadores do movimento da Bossa Nova, não ficou conhecido como compositor de músicas clássicas.

Alternativa "c": A legenda deixa claro que se trata de um quarteto de jazz, música de origem americana das culturas afro-descendentes.

Alternativa "d": A legenda da questão informa que se trata da banda de rock Led Zeppelin, seus instrumentos não são acústicos, são eletrônicos, outra informação que se pode descartar esta alternativa é que o som emitido a uma intensidade de 30 a 40 decibéis ficam abaixo até mesmo do que o máximo permitido por lei para sons automotivos, que é de 70 decibéis, é duro imaginar um show de rock a um volume que beire o sussurro.

Alternativa "e": Esta alternativa é eliminada logo no enunciado da questão quando diz "A música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente".

Logo, nem que seja por eliminação, a alternativa correta é a letra "a".


(ENEM – 2009)
Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que:
a) Os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem.
b) As intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo.
c) O processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas.
d) A destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os pólos.
e) Os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais tem alcance regional.


RESPOSTA: d

COMENTÁRIO:
Alternativa "a": Reconhecer a alternativa "a" como correta seria ignorar que cada região da Terra tem suas características climáticas bem (ou mal) definidas, como nos pólos, ou em países próximos deles, possui um clima predominantemente frio, e as regiões próximas do Equador, possuem um clima predominantemente quente.

Alternativa "b": Esta alternativa está descartada pelo fato de quase inexistir intervenção humana nas regiões polares. Devido ao clima intenso, estas regiões beiram a categoria de inóspitas, o que afasta grandes populações, a agropecuária e indústrias destas regiões.

Alternativa "c": É certo que o aquecimento global é intensificado pelas queimadas, mas esta não é a única causa. Se as queimadas fossem eliminadas, o resultado iria apenas amenizar o aquecimento, não freá-lo.

Alternativa "d": Este é exatamente o tema abordado nas duas charges. Com as queimadas das florestas, o aquecimento global está afetando até as regiões polares. O que sugere na primeira charge é que em 2100 o Pólo Sul será tão quente quanto o sertão nordestino.

Alternativa "e": Esta alternativa tem uma afirmação errada, pois os processos naturais podem causar modificações climáticas. E mais, não é o tema abordado nas charges.


(ENEM – 2009)

XAVIER, C. Quadrinho quadrado. Disponível em: http://www.releituras.com. Acesso em: 5 jul. 2009.

Tendo em vista a segunda fala do personagem entrevistado, constata-se que:
a) o entrevistado deseja convencer o jornalista a não publicar um livro.
b) o principal objetivo do entrevistado é explicar o significado da palavra motivação.
c) são utilizados diversos recursos da linguagem literária, tais como a metáfora e a metonímia.
d) o entrevistado deseja informar de modo objetivo o jornalista sobre as etapas de produção de um livro.
e) o principal objetivo do entrevistado é evidenciar seu sentimento com relação ao processo de produção de um livro.



RESPOSTA: e

COMENTÁRIO:
Alternativa "a": Repare na postura do personagem, seu olhar nos faz lembrar a uma das máscaras do teatro, máscara essa que representa o gênero teatral da tragédia. O que não nos remete a uma intenção de convencimento.

Alternativa "b": Podemos utilizar a mesma expressão facial para dizer que sua intenção não é a de explicar. E ainda notemos que ele descarta a palavra "motivação" na fala anterior.

Alternativa "c": Metáfora e metonímia são figuras de linguagem que nos remete a comparações. E o personagem está sendo claro no que diz.

Alternativa "d": O personagem está sendo dramático, ele não tem a menor preocupação de informar as etapas de produção de um livro.

Alternativa "e": Na primeira fala, no quadrinho anterior, o personagem entrevistado ergue seus punhos, expressando revolta. No quadrinho seguinte ele posiciona suas mãos como quem pede misericórdia. Expressando sofrimento, mais evidenciado por sua expressão facial. O que nos faz entender o quanto ele está emocionado, e finalmente conseguiu tirar esse peso de ficar fazendo e refazendo o livro por ainda não tê-lo publicado.




Link para download da minha apostila da aula de linguagem verbal e linguagem não-verbal


Link para Download da minha da aula de linguagem verbal e linguagem não-verbal em powerpoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário